Nunca antes na história do “Big Brother Brasil”, os livros estiveram tão abertos na casa. Desfrutando do direito de levar um exemplar para o confinamento, todos os participantes desta edição capricharam na escolha e alguns preferiram títulos “cabeça”, como Tamiel, que elegeu o escritor Charles Bukowski. A lista é diversa e vai de clássicos da literatura internacional a obras de religião e ciência.
Ana Paula, por exemplo, que já mostrou ter gosto apurado para música, ouvindo a francesa Carla Bruni, é eclética em suas leituras, segundo conta a irmã, Cida Renault.
— Ela lê tudo. Conhece bula de remédio, política, música, notícia. Ana Paula tem uma mente ágil e uma percepção muito boa das coisas, por isso lê tanto. Apesar de estar lendo “Como água para elefantes” (Sara Gruen), acho que ela queria ter levado também “Os 100 melhores contos brasileiros do século”, por ser menor, mas a produção só permite que levem um exemplar — diz Cida.
Os livros não só servem para ajudar o tempo passar no confinamento como também contribuem para a interação entre os brothers, já que é comum eles trocarem os exemplares. Daniel e Juliana, Geralda e Ronan, por exemplo, compartilharam suas leituras. O estudante optou por “O pequeno príncipe”, e a professora aposentada por “O livro dos espíritos”.
— Esse livro é a bíblia do Ronan. Tem muita relação com a vida dele, que teve várias oportunidades para dar errado. O livro fala também de amizade, relações, família. Ele se sente esse príncipe — explica Bruno Strapsson, amigo do brother.
Ainda segundo o amigo, Ronan, que já mostrou também ter conhecimentos em xadrez, se identifica com Batman.
— Ele é muito fã. Talvez a própria história do Batman se assemelhe a dele, que perdeu os pais quando criança e acabou se tornando um herói e justo. Ele é o nosso Batman.
Biblioteca ‘BBB’
Tamiel - Miscelânea septuagenária, Bukowski
Ana Paula - Como água para elefantes, Sara Gruen
Daniel - Osho — todos os dias — 365 meditações diárias, Osho
Geralda - O livro dos espíritos,
Allan Kardec
Geralda
Ronan - O pequeno príncipe, Antoine Saint-exupéry
Alan - O idiota, Dostoiévski
from Extra Online - BBB http://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/confinados-do-bbb-16-chamam-atencao-por-terem-leitura-como-habito-na-casa-18623497.html