Para alguns, é suficiente guardar as lembranças de vida na memória e no coração. Mas há quem prefira ir além e deixar os registros na pele, com tatuagens. É o caso de seis participantes do “Big Brother Brasil 16”. As tattoos ajudam a construir a identidade desses BBBs.
O porte atlético de Renan ganhou três contornos que ajudaram chamar mais atenção para o modelo. Segundo o xará e amigo Renan Canivezi, as caveiras (uma no braço esquerdo e outra na costela) são o símbolo de um grupo de sete amigos: “Pensam sempre que caveira significa morte. Mas também representa eternidade. Estávamos num aniversário quando um amigo nosso deu um tapa de brincadeira no peito do Renan e falou: “Aqui é caveira!”. Virou nossa marca.
O brother tem ainda uma imagem de Jesus e motivos religiosos no braço direito. “Ele já até participou de retiro espiritual... Nossa família é muito católica e a tatuagem mostra sua fé”, explica a irmã, Natalia Oliveira.
Apesar de ser designer de tatuagem, Laércio é o brother que menos tem o corpo marcado. O dragão com sol no braço esquerdo, segundo o próprio, é uma homenagem a sua musa, a cantora Janis Joplin. “Mas ele nunca tinha falado isso antes. Fui descobrir o significado quando o vi explicando no programa. De qualquer maneira, é algo subjetivo, uma coisa bem pessoal”, diz Gisele de Moura, irmã de Laércio.
Juliana é a participante que mais tem tatuagens: nove. A mais recente, conta o irmão, Raphael Dias, é especial. “No dedo, tem a frase “Gente boa” . É uma homenagem ao nosso avô paterno, que morreu. Ele chamava todo mundo dessa forma, explica Raphael: “O terço no braço é por conta da religiosidade. Acreditamos muito em Deus. E a caveira mexicana na perna esquerda foi para esconder um diamante que ela não gostou”.
Para Tamiel, uma tattoo teve a missão de apagar da pele a lembrança de um amor. “Ele tem um quebra-cabeça no ombro esquerdo, um mago com uma lua nas costas e um desenho abstrato no ombro direito. Esta última foi feita para esconder uma imagem que ele e a ex-mulher tinham em comum no corpo. As tatuagens não têm um significado exato”, explica o herdeiro, Thamiel Filho.
A paixão pelos avós já mortos fez com que Daniel deixasse marcado no braço direito quatro rosas contornando uma caveira. “Dani teve uma relação muito forte com os avós. A avó paterna era italiana e agregava todo mundo. Gostava de reunir a família. A materna chegou a morar com a gente. Eles se foram já faz tempo, mas eram muito presentes”, conta o irmão, Andrei Manzieri.
Adélia faz parto do grupo dos que não se importam com os significados das tattoos. “Assim como a borboleta que ela tem na virilha e as flores das costas, o dragão da perna não tem um porquê. Essa, aliás, não está completa. Ela fez há uns quatro meses e vai concluir depois. Disse que dói demais”, explica o filho, Vinícius Adriano Teófilo.
from Extra Online - BBB http://extra.globo.com/tv-e-lazer/bbb/participantes-do-bbb-16-colecionam-tatuagens-no-corpo-veja-os-desenhos-de-cada-um-18572886.html